Sobre o profissionalismo.

Postado por Beatriz Callegari on
Passar por situações difíceis envolvem força, bom senso e paciência, muita paciência.
Impressionante é depararmos com pessoas totalmente desqualificadas nas profissões em que exercem, assim como certos médicos em que minha família teve a infelicidade de precisar.
Acredito que o profissionalismo não envolve apenas uma boa faculdade, um bom conhecimento, vai MUITO mais alem do que meras relações intelectuais, deve-se existir humanidade, compreensão. Afinal, quem depende de um médico e hospitais não estão em situações felizes muito menos agradáveis.
A área da saúde vem passando por sérias dificuldades, primeiramente pelos profissionais a qual a exercem. A verdadeira essência esta sendo perdida, muitos valorizam apenas o monetário e a condição social que ela o trás.
Além de tratarem de doenças, deve-se promover o bem estar psicológico tanto do paciente quanto da sua família, coisa que está sendo profundamente esquecida.
Felizmente ainda encontram-se profissionais competentes, diante de tantos péssimos posso citar nomes de verdadeiros anjos que fizeram de tudo por seus casos.
Acredito que para os médicos que atendem Hospitais em emergências e UTI deveriam passar por um teste rigorosíssimo, visando seu profissionalismo e ética em suas formas de respeito perante a outra vida, a do seu paciente.
Dignidade e responsabilidade devem estar presentes em TODAS as profissões, e quem está fazendo faculdade visando dinheiro, sem nenhum amor, por favor, poupe-nos por hipocrisias, mexa com coisas em que a sua irresponsabilidade não irá trazer grandes consequencias, talvez com maquinas, pois nem mesmo animais merecem esse tipo de tratamento.
Humanizar é preciso, em todos os setores que envolvem qualquer tipo de contato com o próximo.
Bom seria se o mundo tivesse profissionais tão humanos como Patch Adams, um médico norte-americano cuja filosofia de vida é o amor, não apenas no âmbito hospitalar, mas em relações sociais como um todo, independente de lugar. Tem por opinião que o objetivo do médico não é curar e sim cuidar. Cuidar com muito amor, tocando nos doentes, olhando em seus olhos, sorrindo.
Uma pena pessoas desqualificadas fazerem parte desse mundo, e uma pena maior ainda para nós, que infelizmente dependemos destes. Mesmo por isso não devemos nos calar, cada pessoa deve ser tratada com dignidade e respeito, talvez um dia eles aprendam como uma vida deve ser tratada tornando assim o mundo mais digno.

0 comentários:

Postar um comentário